Mineração Moedas

Felizmente é possível observar a cada dia novos entusiastas aparecendo no fórum atrás de informações sobre Bitcoin e cryptocurrency. Isso é muito bom por um lado, que divulga a comunidade para mais pessoas, fazendo crescer o mercado, e ruim pois é divulgada de maneira banalizada e de forma surreal, facilitando a vida de scammers. Primeira coisa a ser considerada quando pesquisar sobre o assunto é entender que cryptocurrency, como já diz no nome, é dinheiro e dinheiro na vida não é/nunca foi fácil conseguir. Se fosse fácil não teria valor algum.

Neste tutorial irei usar o Ethereum como exemplo pois por enquanto é a moeda que dá mais lucro.

1.OBJETIVO

Meu objetivo neste tópico é ajudar os novatos a entenderem melhor os prós e contras de investir no ramo da mineração, organizar as informações em um tópico e discutir sobre o tema.

2.INTRODUÇÃO

Então vamos ao que realmente interessa e começar a discutir o assunto em si.
Primeiras perguntas que um novato deve se fazer:
– O que é mineração?
R: É o processo de validação das transações de uma determinada moeda. Isso é realizado com o investimento(alto) em hardware e energia elétrica que calcula e confirma os algorítimos, gerando assim uma segurança da rede como um todo.
– Como ganhar/perder dinheiro exercendo esta atividade?
R: Como recompensa pelo trabalho de segurança descentralizada exercido pelos mineradores é pago uma recompensa proporcional ao quanto o minerador em questão contribuiu para a segurança da rede.
– Vale a pena investir?
R: Isso é muito relativo mas um fator é sempre determinante, a conta de luz. Se você paga mais de 10 centavos de dólar por kWh, sua operação estará em risco de ficar no prejuízo. Por isso sempre falamos que investir neste mercado aqui no Brasil é inviável(kWh mais barato por aqui é entorno de 20 cents). Investimento em mineração é arriscado pois demanda um alto investimento inicial, alto custo de manutenção e isso somado ao futuro incerto das altcoins.
– Só isso que preciso saber?
R: Não, muito pelo contrário, isso é só o começo, quem quer investir nesse ramo(como qualquer investimento) precisa estudar e se dedicar muito.

3.RIG DE MINERAÇÃO

Quando o novato entusiasta(já fui um deles) aparece aqui no fórum, ele logo quer saber das melhores placas e o quanto de retorno elas iram gerar mas a vida não é tão simples assim. A mineração de uma moeda é algo em constante mudança e diferente para cada altcoin. Muda-se dificuldade de mineração, novos hardwares são lançados, moedas são voláteis o que gera uma incerteza sobre lucros futuros e mais diversos outros fatores a serem considerados.

3.1.Hash rate
Hash é um número que seu sistema “chuta” para tentar quebrar a criptografia da blockchain, assim confirmando as transações como possíveis e sem violar o sistema. Portando 1 kH/s seriam 1.000 números que seus sistema “chuta” por segundo.
Hash = 1
Khash = 1.000
Mhash = 1.000.000
Ghash = 1.000.000.000
Thash = 1.000.000.000.000
O quanto de hash uma GPU pode gerar não é fixo, ele varia de moeda pra moeda. Para algumas moedas 1 Gh/s é muita coisa para outras não é nada. Apenas uma coisa é óbvia, quanto melhor uma GPU, mais hash ela gera mas consequentemente mais cara ela é.

Minha dica pra quem quer criar seu RIG de mineração é buscar informações sobre o rendimento das GPUs no fórum da moeda selecionada para a mineração. Lá as pessoas compartilham as velocidades que obtiveram com o rig na mineração da moeda, e.g. https://forum.ethereum.org/discussion/2134/gpu-mining-is-out-come-and-let-us-know-of-your-bench-scores

3.2.1.PSU ou Unidade de suprimento de energia
Esta é uma das coisas mais ignoradas pelos newbies mas uma das mais importantes para manter seu RIG funcionando bem. Quando está parte é negligenciada são causadas as maiores perdas, como GPUs, placas mãe e afins virando belos pesos de papel(com aquele cheirinho dlç de queimado).
http://outervision.com/power-supply-calculator
Com esse site é possível calcular o quanto seu Rig ira consumir de energia e qual PSU usar para manter a operação funcionando com o mínimo de segurança. Favor não esquecer de colocar o memory clock e core clock para o quanto você deseja exigir de sua GPU pois isso acarreta diretamente na quantidade de energia necessária para o funcionamento do sistema.

3.2.2.Cálculo de consumo de energia
Para estimar o quanto seu Rig irá consumir de energia caso fique ligado 24/7 durante um mês, siga a seguinte fórmula:
Potência em W do equipamento divido por 1000 vezes 24(horas) vezes 30(1 mês). Isso resultará no consumo mensal de energia que multiplicado pelo custo do kWh do seu estado dará o custo final de um mês de mineração.

Fórmula: P/1000*24*30=X kWh/mês

3.3.Refrigeração
Quando é solicitado o máximo desempenho de uma GPU, ela tende a esquentar de maneira exorbitante. Apesar de não estar entre as partes mais caras do Rig, é uma parte muito importante para o melhor funcionamento da operação de mineração e duração dos equipamentos.

3.4.Placa mãe
A placa mãe num rig de mineração serve para determinar quantas GPUs você conseguirá manter. Então o importante em observar antes de comprar a placa é quantas entradas ela possui para você ligar a quantidade de placas que quiser e também o tipo de entrada.

3.5.CPU, RAM, SSD e case
Esses são os itens que menos irão influenciar no seu Rig. SSD é o que pode gerar uma maior diference dentre todos mas não precisa comprar o melhor e com enorme capacidade para ser eficiente. O comum é comprar 4Gb de RAM, uma CPU mediana que custa entorno de 350 reais, um SSD de 120Gb e não comprar case nenhuma! Na realidade, sua case precisa ser uma estante de apoio para o hardware muito bem refrigerada, quanto mais ar novo passando entre as placas melhor!

4.PROGRAMAÇÃO
É um dos tópicos mais importantes mas o menos abordado pelos novatos, eles sequer imaginam o quanto irão penar. Programação não é fácil e é a base que liga seu Rig com a mineração da moeda em si. Não irei entrar no mérito de explicar como setar seu software de mineração, existem pessoas melhores para abordar este assunto e isso muda de moeda para moeda(como sempre). Este assunto está aqui apenas como alerta de mais um tópico a ser pesquisado a fundo pelos investidores do ramo.

5.MOEDA MAIS RENTÁVEL
Uma das ferramentas usadas para descobrir qual moeda está mais rentável para minerar é o site que irei passar a seguir mas antes de tudo cuidado, os valores não são reais e possuem margens de erro.
https://www.whattomine.com/
O intuito desse site é facilitar a comparação de mineração dentre os scripts existentes. Não é a fórmula do sucesso e dinheiro fácil. Existem outras calculadoras próprias para cada moeda(se alguém desenvolveu), e.g. https://badmofo.github.io/ethereum-mining-calculator/

5.1.EXEMPLO DE RIG(ETH)
– 6x R9 290x, média de 23 Mh/s por GPU,
– PSU necessária de pelo menos 4150W

Isso consumiria mais de 3000kWh/mês, se consideramos que há perdas no sistema, custaria entorno de R$ 2100,00 por mês e renderia hoje, pela cotação do ETH, entorno de 24 reais por dia.
Fica de lição de casa descobrir o quanto irá custar esse rig mas já deixo uma dica, será muito caro mesmo, tornando o ROI longo e muito perigoso.

[EDIT 16/06] Mesmo após o pump no eth, se usar o whattomine para descobrir a rentabilidade do rig do exemplo, verá q não mudou mto, na realidade caiu. 2,80 usd por dia de mineração com esse rig.
Pros que dizem produzir a própria energia vale a pena checar se não é melhor vender esses kWh q seu rig consumiria em vez de transformar em Eth pra depois vender e ganhar reais(muitas transações que só diminuem seu capital!). Pelo q li a média é 0,35 centavos por kWh, então os 3000kWh do exemplo, se vendido renderia entorno de R$ 1000,00 sem preocupações com dificuldade de mineração e dump que irá acontecer no eth(sempre acontece, não sou nenhum profeta).

CONCLUSÃO
Espero ter criado aqui uma nova visão do mercado de mineração, facilitando a vida de novos usuários e prezando por informações transparentes sem promessas absurdas de dinheiro fácil. Que aqui se iniciem debates construtivos sobre o assunto, ajudando a comunidade a crescer como um todo. Como qualquer entusiasta de cryptocurrency eu também vi uma chance de ganhar dinheiro com mineração mas enquanto o nosso governo permitir que as companhias de energia elétrica nos assaltem, não será possível minerar Brasil.
Estou aberto a crítica e sugestões, caso encontre um erro me informe que irei corrigi-lo.

 

Fonte – https://bitcointalk.org/index.php?topic=1506059.0

%d bloggers like this: